Governança de TI
R: Alinhamento Estratégico: Este domínio abrange as atividades de identificação de requisitos de TI, a aquisição e implementação de tecnologia nos processos de negócio. Fornecem as soluções e as transferem para se tornarem serviços. Também aborda o desenvolvimento de um plano de manutenção que a companhia adota para prolongar a vida do sistema de TI e de seus componentes.
Planejamento e Organização: É o domínio de mais alto nível e relacionado com planejamento da empresa, ditando o rumo dos objetivos estratégicos da organização. Destaca as melhores formas de organização e infraestrutura de TI para alcançar os melhores resultados e gerar o máximo de beneficio no uso de TI.
Entrega e Suporte: Esse domínio recebe as soluções e as torna passíveis de uso para os usuários finais dentro do sistema de TI, além dos processos de apoio que permitem a eficiência e eficácia da execução. Garante também a operação de todo ambiente necessário para a utilização do sistema. Os processos de apoio abrangem questões de segurança e treinamento.
Monitoramento e Avaliação: Este domínio aborda a avaliação regular da qualidade e conformidade com requisitos de controle. Abrange o gerenciamento do desempenho, monitoramento dos controles internos, conformidade com as regulamentações e governança. Também tem o papel de garantir que o planejamento inicial do “Planejamento e Organização” (PO) não esteja sofrendo desvios ou que estes desvios estejam sendo corrigidos.
2. Como o Cobit está inserido em Governança de TI?
R: O COBIT é um modelo de controle para suportar as necessidades de governança de TI, tendo como objetivo garantir a integridade das informações e sistemas de informação. Tem como base o principio de que a TI precisa entregar informação que a empresa necessita para atingir seus objetivos, fornecendo aos gerentes e donos de processos de negócios um modelo de governança de TI que ajude a compreender e gerenciar os