Governança de TI
Nascido na Inglaterra, na década de 80, o ITIL não é uma metodologia, mas sim um conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços em TI e para o alinhamento desta área com os negócios da empresa. Suas práticas estão especificadas, atualmente, em cinco volumes (ITIL v3), arranjados sobre conceitos de estrutura de ciclo de vida de serviços.
2) Por que usar o ITIL?
Porque ele promove mudanças de paradigmas, tais como: faz com que o negócio foque no valor e não no custo; nos faz pensar em toda a cadeia que envolve a prestação de serviços (end-to-end service) e não uma visão fragmentada; e, internamente, transfere o olhar para processos e pessoas e não apenas para tecnologia. Apresenta os seguintes benefícios com sua implementação: definição dos ciclos de vida dos processos, análise e classificação dos erros, aumenta o grau de segurança do usuário, organiza métodos de trabalho, gera melhorias contínuas e referências para novos usuários, contribui como facilitador e integrador entre as áreas de trabalho, disponibiliza recursos tecnológicos em tempo integral, restaura a operação normal do serviço (incidentes), avaliação de impactos de mudança, obtenção e uso de indicadores, entre outros.
3) O que é COBIT?
É um framework, um guia de melhores práticas para a gestão de tecnologia de informação. Um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controle de TI.
4) Explique, com suas palavras, cada um dos domínios do COBIT.
Planejar e Organizar: cobre o uso da informação e tecnologia e como isso pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos e metas. Salienta também que a forma organizacional e a infraestrutura da TI devem ser consideradas para que se atinjam resultados ótimos e para que se gerem benefícios do seu uso.
Adquirir e Implementar: cobre a identificação dos requisitos de TI, a aquisição de tecnologia e a implementação desta dentro dos processos de negócio da companhia. Esse domínio