governança corporativa no Banco do Brasil
Analise a estrutura básica de governança corporativa de uma empresa x: Assembleia de Acionistas; Conselho de Administração; Gestão; Auditoria Independente; e Conselho Fiscal.
1 – ASSEMBLÉIA DE ACIONISTAS:
É a instância máxima de deliberação. Decide por meio do voto dos acionistas, o destino da companhia.
2 - CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
É um órgão de deliberação colegiada encarregado do processo de decisão da organização (direcionamento estratégico). Principais atribuições: zelar pelos valores e propósitos da organização; traçar suas diretrizes estratégicas; prevenir e administrar situações de conflitos de interesses e administrar divergências de opiniões. O Conselho de Administração deve reunir competências tais como: experiência em gestão de mudanças e administração de crises; experiência em gestão de pessoas; conhecimentos de finanças; conhecimentos contábeis; conhecimentos jurídicos; conhecimentos dos negócios da organização; contatos de interesse da organização; entre outros.
3 – GESTÃO O diretor-presidente é responsável pela gestão da organização e coordenação da diretoria. Atua como elo entre a diretoria e o conselho de administração. È responsável pela execução das diretrizes fixadas pelo conselho de administração. Cabe ao diretor-presidente a indicação dos diretores e proposição de suas respectivas remunerações para aprovação pelo conselho de administração. O diretor-presidente e a diretoria são anualmente avaliados pelo conselho de administração.
4 - AUDITORIA INDEPENDENTE
Toda organização deve ter suas demonstrações financeiras auditadas por auditor externo independente. Sua atribuição básica é verificar se as demonstrações financeiras refletem adequadamente a realidade da sociedade. Como parte inerente ao trabalho dos auditores independentes, inclui-se a revisão e a avaliação dos controles internos da organização.
5 - CONSELHO FISCAL
É parte integrante do sistema de governança das organizações brasileiras. Conforme o