Governança corporativa
1. INTRODUÇÃO 5
2. PROBLEMÁTICA 7
3. JUSTIFICATIVA 9
4. OBJETIVOS 11
4.1. Objetivo Geral 11
4.2. Objetivos Específicos 11
5. REFERENCIAL TEÓRICO 12
5.1. O Sistema Financeiro e o Mercado de Capitais 12
5.2. O Despertar da Governança Corporativa 14
5.2.1. Os conflitos de Agência 17
5.2.2. Governança Corporativa 17
5.3. Sistemas de Governança Corporativa no Mundo 22
6. mETODOLOGIA ..............................................................................................................32
6.1. Tipo de Pesquisa 33
6.2. Estratégia / Natureza da pesquisa 33
6.3. Método da Pesquisa 34
6.4. Universo e Amostra 34
6.5. Estratégia da Coleta de Dados 37
7. CRONOGRAMA 42
REFERÊNCIAS 43
1. INTRODUÇÃO
Na última década ocorreram transformações importantes no quadro econômico das empresas. À medida que as economias mundiais se abrem para novos investimentos e a globalização vem eliminando as fronteiras existentes nos mercados competitivos surge a necessidade do desenvolvimento de medidas que incentivem o crescimento do mercado de capitais.
Na economia capitalista, as empresas que utilizam este mercado, possuem uma grande responsabilidade na geração de riqueza. Seu desenvolvimento fornece uma parte significativa do financiamento das organizações privadas.
A falta de transparência das empresas e sua conduta nem sempre correta com os acionistas minoritários vem sempre sendo apontadas como origens para mau funcionamento do mercado acionário, acarretando graves conseqüências para a eficiência da economia como um todo.
Os dilemas resultantes da separação entre a propriedade e o controle, assim como os custos derivados desses conflitos, por meio da oferta pública de ações, fizeram surgir um modelo de gestão denominado governança corporativa, que prima a transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Estas práticas são descritas em diversos “Códigos das Melhores Práticas de Governança Corporativa” que visam criar mecanismos corporativos para