Governanca
Rhodes: governança se refere a redes auto-organizadas, Inter- organizacionais, caracterizadas pela interdependência, intercambio de recursos, regras do jogo e autonomia significativa do Estado.
Rosenau: governança global é concebida para incluir sistemas de regras em todos os níveis de atividade humana – da família até organizações internacionais – nos quais o alcance dos objetivos através do exercício do controle possui repercussões transnacionais.
Hyden: governança é a administração das regras politicas do jogo (formais e informais). Governança se refere a aquelas medidas que envolvem a definição das regras para o exercício do poder e a resolução dos conflitos sobre tais regras.
2. O que são instituições? Por que elas são importantes?
As instituições são regras formais e informais, códigos de comportamento e normas que constituem prescrições ordenando as relações e os fenômenos políticos.
Podem ser requerimentos e normas informais ou documentos escritos (constituições, leis)
3. Como podemos conceituar a governança do ponto de vista institucional?
A governança é entendida como definição, aplicação e cumprimento das regras do jogo.
Do ponto de vista institucional a governança está preocupada com: as mudanças nas praticas politicas e com as implicações dessas praticas para as regras do jogo.
4. Explique por que a legitimidade, a eficiência, a democracia e a accoutability são conceitos importantes no âmbito da governança pública
Legitimidade: Indivíduos tendem a resistir a regras apoiadas no uso da força ou poder arbitrário. Elas precisam ser legitimadas pela sociedade
Eficiência: Políticas públicas que apresentam boa governança são eficientes em produzir resultados tangíveis Democracia: Procedimentos democráticos são necessários para assegurar o aval dos atores e a eficiência