gotico
Arquitetura gótica é a forma de expressão da arquitetura que se encontra historicamente entre a românica, e a renascentista. Essa arquitetura ficou conhecida como a “Arte das Catedrais” e é considerada a última grande arte cristã da Idade Média.
A arquitetura gótica foi desenvolvida a partir das construções do estilo românico, muito difundido anteriormente.
O Gótico expressa-se caracterizado pelo: verticalismo, paredes leves e finas, arco ogival, abóbadas de arcos cruzados, contrafortes, arcobotantes, vitrais e rosáceas.
O verticalismo das edificações góticas enfatiza as transformações dos ideais estéticos, do gosto e do pensamento filosófico da época traduzidos no plano arquitetônico.
•Arco de Ogiva: Também conhecido como “arco quebrado”, é formado por dois arcos de círculo que se cortam em ângulo agudo. É o principal elemento da arquitetura gótica, pois descarrega o peso para os lados possibilitando assim a construção de paredes cada vez mais altas.
•Abóbada de arcos cruzados: A abóbada de arcos cruzados é constituída pelo cruzamento de duas abóbadas de berço. As estruturas que suportam o peso da abóbada e que se intersectam em forma de X, tomam o nome de arestas e convergem no ponto mais alto da abóbada. É um sistema de distribuição e equilíbrio de forças.
*abóboda de nervuras: abóbodas de cruzaria formada pelo cruzamento de vários arcos ogivais.
•Contrafortes e os Arcobotantes: Os arcobotantes têm uma função definida: eles recebem pressões laterais das abóbadas de cruzaria ogival, descarregam-na sobre os contrafortes (estruturas de sustentação dispostas na parte de fora das paredes exteriores da catedral), indo a partir dái para o chão. Ou seja, tem a função de sustentar o peso das paredes distribuindo-os. Possibilitaram a construção de catedrais bem altas!
•O Vitral: O vitral