Gotico
No séc. XVIII tinham uma ideia como no passado, principalmente na Arquitetura, o movimento neogótico começa a surgir em meados 1830 junto com as reformas ocorridas na Inglaterra e na França nesse período usavam o plano parisiense, Bruxelas , Florença na Europa, Cidade do México, São Paulo e Rio de Janeiro na América. O período Neogótico Pugin determinou alguns elementos como;
“A decoração como simples enriquecimento da estrutura essencial:
A adequação dos construções ás características dos materiais empregados:
A correspondência entre interior e exterior: A exclusão de qualquer elemento que não seja necessário á comodidade, á estrutura e á conveniência:
A capacidade de exprimir claramente o fim ao qual cada edifício é destinado.”
Colocando a estrutura como primeiro lugar sendo a decoração secundária, profissionais da época se preocupavam muito com as estruturas. Primeiramente eram feitas obras como Igrejas, palácios... à partir do século XIX surge o Neogótico em residências.
O ecletismo surgiu no século XIX pelo fato de arquitetos ter q escolhes entre gótico e o neogótico, á partir daí buscavam-se alternativas no renascentista, românica e egípcia, foi então de que juntaram vários estilos dando como inicio o Ecletismo. Muitos da época não concordavam com esses estilos, pois o determinavam como um estilos sem personalidade e sem originalidade pelo fato de ter uma mistura de estilos, tornando mais abrangente na arquitetura doméstica, chegando no Brasil no século XIX.
Algumas Cidades Brasileiras sofreram mudanças após a chegada da Família Real, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a sobre as devidas mudanças,