Copaifera multijuga
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Copaifera multijuga
LÁBREA-AM
Jailson Costa Rabelo
Marco Aurélio Cecconello
Welington Rachid Neto
Copaifera multijuga
Trabalho a ser apresentado na Disciplina Fundamentos da Botânica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do 2ºPeríodo, solicitado pelo Prof. Geangelo.
LÁBREA-AM
INTRODUÇÃO
A copaíba tem grande importância cultural para toda a região amazônica. Quem nunca recebeu a indicação de usar o óleo-resina da copaíba como remédio para curar uma infecção? Árvore muito importante na vida de ribeirinhos e de povos que vivem em áreas de floresta da região Norte, pode estar ameaçada por práticas que não são as mais adequadas para a retirada de seu óleo. Este produto é apreciado pelos benefícios que traz à saúde humana, além de ser muito valorizado na fabricação de medicamentos e de outros produtos.
COPAÍBA (Copaifera multijuga)
A Copaíba (Copaifera sp), ou Copaibeira, é uma árvore de grande porte da família Leguminosae encontrada em todo o Brasil. Os habitantes da floresta a procuram como local de tocaia para pequenos animais silvestres que se alimentam de seus frutos. A árvore, também chamada de Pau d’óleo, é facilmente encontrada na mata devido ao forte aroma de sua casca. Chamada de copaíva ou copahu pelos indígenas (do tupi: Kupa’iwa e Kupa’u, respectivamente), o óleo da copaíba era bastante utilizado entre os índios brasileiros quando os portugueses chegaram ao Brasil. Tudo indica que o uso deste óleo veio da observação do comportamento de certos animais que, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras. Os índios o utilizavam principalmente como