gotico
Recuperção modulo 4: Arquitetura gótica
A Arquitetura gótica, também chamada "Obra Francesa”, é um estilo arquitetónico que nasceu em França e que se desenvolveu, a partir da idade media, na europa ocidental. É a evolução da arquitetura românicamisto com arquitetura céltica proveniente da Irlanda e Bretanha no noroeste da França e que precede a arquitetura renascentista.
Com o gótico, a arquitetura ocidental atingiu um dos pontos culminantes da arquitetura pura. As abóbadas cada vezes mais elevadas e maiores não se apoiavam em muros e paredes compactas e sim sobre pilastras ou feixes de colunas. Uma série de suportes que eram constituídos por arcobotantes e contrafortes possuíam a função de equilibrar de modo externo o peso excessivo das abóbadas. Desta forma, imensas paredes espessas foram excluídas dos edifícios de género gótico e foram substituídas por vitrais e rosáceas que iluminavam o ambiente interno.
O estilo gótico ficou marcado em muitas catedrais europeias, entre elas a de Notre-Dame, Chartres, Colônia e Amiens, todas construídas no século XII.
O estilo gótica mudou totalmente o mundo da arquitetura conhecido, essa mudança esta caracterizada por muitos elementos:
A arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do paraiso, a sensação de purificação. Os raios solares são filtrados pelos vitrais e rosaceas, criando no interior da estrutura gótica, um ambiente iluminado e colorido e também, transmitindo aos fiéis religiosos uma sensação de êxtase. Os vitrais apresentavam simples formas geométricas ou mesmo imagens de santos ou passagens biblicas. Para obter-se um vitral na época, era necessário que um artesão realizasse um processo de coloração da peça de vidro. Durante este processo, o vidro cru era misturado a outros componentes químicos que determinavam a respectiva tonalidade, durante a fase de derretimento. Este processo