Discursos Da Sociedade
Os discursos são entendidos como um conjunto de enunciados que pretendem ser transmitidos ao ouvinte, significando algo a outro, tendo assim a intenção de transmitir um conjunto de informações coerentes de determinado assunto.
Na atual sociedade existem diversos discursos, como por exemplo:
Discurso Político: baseia-se na propaganda politica feita por candidatos eleitorais, e por ter o objetivo de convencer a população para que acreditem em suas palavras, tem uma característica marcante de persuasão, é muitas vezes manipulador e demagógico; Utiliza como técnicas discursivas as interrogações retóricas, as expressões ambíguas e as repetições; Reforça opiniões prévias; e é formada pela opinião pública. Isso causa muitos efeitos no povo, pois é um discurso referente a maioria, influenciando assim as pessoas a votação, a mudança de um futuro, de uma organização do pais nas opiniões delas.
Discurso Preconceituoso: Quando uma pessoa se refere a outra de forma racista, como se essa pessoa fosse diferente das demais. Por exemplo, um individuo tratar outro mal só por causa da cor da pele, do corpo, de algum problema físico, ou até mesmo pelo jeito pessoal dando apelidos maldosos ou até com agressões físicas, causando assim muito impacto. É um assunto muito presente e falado nos dias atuais, influenciam a sociedade a formação de cada vez mais culturas diversificadas e a várias polémicas.
Discurso Religioso: é aquele que faz ouvir a voz de Deus ou de seus enviados (profeta, pastor, padre), essa é a principal característica desse discurso. Ele é encontrado em muitas igrejas por todo o mundo, e cada uma segue a sua doutrina, o que influencia a sociedade a formar grupos individuais com suas perspectivas opiniões, e tem um forte poder manipulador, de persuasão baseada nos conceitos religiosos.
Existem vários outros discursos, clínicos, históricos, amorosos, psicológicos etc. Todos eles com o objetivo de transmitir informação a outra pessoa, por meio da