Gordura animal x oleo vegetal
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA – 4º MÓDULO
QUÍMICA ORGÂNICA II
SÍNTESE DO BIODIESEL BRUNA SIGNOR
BRUNA SIMPLÍCIO
DAYARA RADUNTZ
JAQUELINE DELMONEGO
LARISSA DELMONEGO
PROFESSORA: THAINA CORREIA
Jaraguá Do Sul
2014
A partir deste procedimento, foi possível a realização da síntese de biodiesel pelo método de transesterificação que consiste na reação da base (KOH, utilizado como catalisador) com metanol, produzindo alcóxido e água. O alcóxido, agindo como nucleófilo, ataca o átomo de carbono deficiente em elétrons do grupo carbonila do triacilglicerídeo, conduzindo à formação do intermediário tetraédrico; a ruptura da ligação entre carbono e oxigênio do glicerídeo no intermediário tetraédrico conduz ao produto carbonilado (éster metílico) e ao diacilglicerídeo, este último formado após a remoção do átomo de hidrogênio do metanol, obtendo o ânion metóxido, permitindo a continuidade do processo reacional. Diacilglicerídeos e monoacilglicerídeos são convertidos pelo mesmo mecanismo para a mistura de ésteres metílicos e glicerol.
Conforme a bibliografia pesquisada, a produção de biodiesel a partir do óleo vegetal (produzido no laboratório pelas autoras), comparado à produção do biodiesel produzido pela gordura animal, é bem mais rápida, sendo esta a única característica que difere os dois procedimentos.
As reações envolvidas na síntese foram as seguintes:
891282332191Figura 1: Mecanismo de reação ocorrido na síntese de biodiesel.
Fonte: Google Imagens (2014).
Ao produzir o biodiesel, houve também a formação de glicerina que foi descartada e em geral, boa parte da glicerina gerada na produção de biodiesel no Brasil é queimada em fornos e caldeiras para geração de energia calorífica em unidades industriais, como na produção do mesmo biocombustível, além de olarias, siderúrgicas etc. O glicerol é transformado em supressor de poeira sendo também uma alternativa para dar uma destinação adequada ao resíduo.