Goniometro
O goniômetro é um instrumento de medição ou de verificação de medidas angulares. Ele pode ser feito de plástico, e aço inox que é o mais utilizado nas industrias.
Tipos e usos Para usos comuns, em casos de medidas angulares que não exigem extremo rigor, o instrumento indicado é o goniômetro simples (transferidor de grau).
Na figura abaixo, temos um goniômetro de precisão. O disco graduado e o esquadro formam uma só peça, apresentando quatro graduações de 0º a 90º. O articulador gira com o disco do vernier, e, em sua extremidade, há um ressalto adaptável à régua.
Exemplos de posições de uso
Divisão angular Em todo tipo de goniômetro, o ângulo reto (90º) apresenta 90 divisões. Daí concluímos que cada divisão equivale a 1º (um grau). Nesta figura, observamos a divisão do disco graduado do goniômetro.
Leitura Lêem-se os graus inteiros na graduação do disco com o traço zero do nônio (fig.1). O sentido da leitura tanto pode ser da direita para a esquerda, como da esquerda para a direita (fig.2).
Utilização do nônio Nos goniômetros de precisão, o vernier (nônio) apresenta 12 divisões à direita, e à esquerda do zero do nônio. Se o sentido da leitura for à direita, usa-se o nônio da direita; se for à esquerda, usa-se o nônio da esquerda. Cálculo de Aproximação a = aproximação e = menor valor do disco graduado = 1º n = número de divisões do nônio = 12 divisões. a = e n a= 1° = 60’ = 5’ 12 12
Cada divisão do nônio é menor 5' do que duas divisões do disco graduado.
Conhecendo-se o disco graduado e o nônio do goniômetro, pode-se fazer a leitura de qualquer medida
Calibração Quando Calibrar?
Quando o instrumento é novo, ou quando sofrer algum esforço excessivo ou queda, ou quando sofrer