Goniometro
Relatório sobre blocos-padrão, régua e mesa de seno e goniômetro.
Blocos-padrão
Atualmente, nas indústrias são encontrados blocos-padrões em milímetro e em polegada. Muito utilizados como padrão de referência na indústria moderna, desde o laboratório até a oficina, são de grande utilidade nos dispositivos de medição, nas traçagens de peças e nas próprias máquinas operatrizes. Existem jogos de blocos-padrão com diferentes quantidades de peças. Não devemos, porém, adotá-los apenas por sua quantidade de peças, mas pela variação de valores existentes em seus blocos fracionários.
As dimensões dos blocos-padrão são extremamente exatas, mas o uso constante pode interferir nessa exatidão. Por isso, são usados os blocos-protetores, mais resistentes, com a finalidade de impedir que os blocos-padrão entrem em contato direto com instrumentos ou ferramentas.
[pic]
[pic]
Os materiais mais utilizados para a fabricação dos blocos-padrão são:
Aço
Atualmente é o mais utilizado nas indústrias. O aço é tratado termicamente para garantir a estabilidade dimensional, além de assegurar dureza acima de 800 HV.
Metal duro
São blocos geralmente fabricados em carbureto de tungstênio. Hoje, este tipo de blocopadrão é mais utilizado como bloco protetor. A dureza deste tipo de bloco padrão situa-se acima de 1.500 HV.
Cerâmica
O material básico utilizado é o zircônio. A utilização deste material ainda é recente, esuas principais vantagens são a excepcional estabilidade dimensional e a resistência àcorrosão. A dureza obtida nos blocos-padrão de cerâmica situa-se acima de 1400 HV.
Conservação
Evitar a oxidação pela umidade, marcas dos dedos ou aquecimento utilizando luvassempre que possível. Evitar quedas de objetos sobre os blocos e não deixá-los cair.
Limpar os blocos após sua utilização com benzina pura, enxugando-os com camurça ou pano. Antes de guardá-los, é necessário passar uma