GONIOMETRO
Curso de Engenharia Mecânica
RELATÓRIO DE PRÁTICA: USO DO GONIÔMETRO
Sumário
1. Introdução
O goniômetro é um instrumento de medição ou de verificação de medidas angulares.
O goniômetro simples, também conhecido como transferidor de grau é utilizado em medidas angulares que não necessitam extremo rigor. Sua menor divisão é de 1º (um grau). Há diversos modelos de goniômetro. A seguir, mostramos um tipo bastante usado, em que podemos observar as medidas de um ângulo agudo e de um ângulo obtuso.
Na figura que segue, temos um goniômetro de precisão. O disco graduado apresenta quatro graduações de 0 a 90º. O articulador gira com o disco do verniere, em sua extremidade, há um ressalto adaptável à régua.
2. Objetivos
Familiarizar os alunos com o uso do goniômetro.
Verificar medidas angulares de determinadas peças e levantar seus respectivos croquis.
3. Metodologia
Cálculo da resolução:
Na leitura do nônio, utilizamos o valor de 5' (5 minutos) para cada traço do nônio. Dessa forma, se é o 2º traço no nônio que coincide com um traço da escala fixa, adicionaram 10' aos graus lidos na escala fixa; se é o 3º traço, adicionaram 15'; se o 4º, 20' etc.
A resolução do nônio é dada pela fórmula geral, a mesma utilizada em outros instrumentos de medida com nônio, ou seja: divide-se a menor divisão do disco graduado pelo número de divisões do nônio.
Leitura do goniômetro:
Os graus inteiros são lidos na graduação do disco, com o traço zero do nônio. Na escala fixa, a leitura pode ser feita tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário.
A leitura dos minutos, por sua vez, é realizada a partir do zero nônio, seguindo a mesma direção da leitura dos graus.
Foram selecionadas duas peças com graus de complexidade diferentes. Foram levantadas suas dimensões partindo da mais simples para a mais elaborada.