goniometro final
Jesse Mélida Cardoza Carreño 20735024
Jorge Guzman
GONIOMETRO
1. CONCEITO
Segundo o dicionário portuguez ou tesouro da língua portuguesa goniometria (do grego gonia, ângulo, e metron, medida) é o arte de traçar ângulos no papel, cuyo valor ou grandeza em graus é conhecido. E goniômetro é instrumentos para medir os ângulos.
O goniômetro consiste numa ferramenta metrológica de forma circular ou semicircular cujo objetivo é medir ou construir ângulos e superfícies angulares, de aplicação. Geralmente são graduados em 180° ou 360°. A Figura 1 ilustra um goniômetro empregado na prática.
Figura 1. Goniômetro empregado na prática
2. HISTÓRIA
Alguns autores afirmam que o goniômetro se origino em Egipto, em onde se faziam tantos diques, canais e famosas fábricas que exigiam conhecimentos geométricos, outros asseguram que foi em Grécia onde se origino. A origem do goniômetro é literalmente desconhecido.
Na medicina o goniômetro, usa-se para medir os ângulos entre segmentos ósseos, mencionou-se pela primeira vez em trabalhos publicados a princípios dos anos 1920(Albee e Gilliland 1920; Gilliland 1921; Conwell 1925). Pode-se encontrar em qualquer parte descrições completas e detalhadas e desenhos de goniómetros utilizados até 1940 (Wiechec e Krusen 1939).
Na topografia o goniómetro ou Teodolito, ainda não se sabe a razão porque de seu nome, foi especificado após outras tentativas, pelo inglês Jesse Ramsden (1735 - 1800) quem fabricou os primeiros goniómetros.
Posteriormente, introduzindo algumas mudanças, o alemão Reichenbach construo um goniómetro que praticamente tanto faz aos actuais goniómetros de nonio.
Depois destas modificações criou-se o taquímetro autorreductor criado pelo italiano Ignacio Porro (1801 - 1875) que é o aparelho para medir medidas rápidas de faixas curtas. Em América como em México se lhe dá o nome de goniómetro e nos países de Europa se lhe dá o nome de Teodolito ainda que não se conhece a origem desta diferença.
Na cristalografia o