TRABALHO DE PORTUGUES
“IPT” Interpretação e Produção de Textos
Tipos de Linguagens
Administração – Nortuno – 1º Semestre
São Paulo – 2015.
1. Linguagem (ou estilo) Jornalística
A linguagem jornalística deve ser simples. Esta é a regra principal do jornalismo: levar informações às pessoas de maneira que estas compreendam o que leem. No jornalismo diário e no jornalismo especializado, a regra é a mesma. O público do jornalismo é a sociedade como um todo, por isso, o texto deve ser compreensível à todos.
O papel do jornalista é “traduzir” informações especializadas para uma linguagem popular.
A linguagem jornalística deve seguir alguns preceitos. São eles:
Objetividade: a linguagem jornalística deve ser objetiva e evitar termos literários, como metáforas e linguagem conotativa. Isso acontece porque a mensagem deve ser transmitida de maneira clara.
Simplicidade: a linguagem jornalística deve prezar por termos aceitos no registro formal da língua, evitando vícios de linguagem e vocábulos eruditos ou obsoletos.
Imparcialidade: deve evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.
Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia.
Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia.
Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação. A narração confere maior ritmo aos fatos, assim como linearidade.
Universalidade: os fatos narrados devem ser de interesse geral, evitando assuntos que sejam de pouca relevância para a sociedade.
O estilo jornalístico pode ser facilmente notado em um texto, pois alguns elementos aparecem com bastante frequência, por exemplo:
O dia em que o peixe saiu de graça:
Uma operação do Ibama para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará,