Goniometria
CURSO DE FISIOTERAPIA
GONIOMETRIA
Acadêmicas: Caroline Arruda Sarturi Greici Lorenz Lauren Rorato Gomes Natalia Paraíba Nunes
Santa Maria, julho 2009.
INTRODUÇÃO
A goniometria é uma técnica de avaliação usada para determinar a ADM. De acordo com Palmer (2000), a amplitude, ou quantidade, de movimento que uma articulação consegue realizar constitui uma função da morfologia da articulação, da cápsula e dos ligamentos, assim como dos músculos ou tendões que cruzam essa articulação. As articulações são descritas como possuindo graus de liberdade de movimento, podendo variar de um a três graus, dependendo do plano e eixo em que a articulação se movimenta.
1 FINALIDADES DA AVALIÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARTICULAR a) Estabelecer a ADM existente em uma articulação e compará-la com a amplitude normal para esse individuo ou com o lado não afetado.
b) Ajudar a fazer o diagnóstico e determinar função articular do indivíduo.
c) Reavaliar o estado do individuo após o tratamento e compará-lo com aquele existente por ocasião da avaliação inicial.
d) Desenvolver o interesse do individuo, assim como sua motivação e entusiasmo pelo programa de tratamento.
e) Documentar os resultados dos esquemas de tratamento por razões médico-legais e para comunicar-se com outros profissionais da área médica, companhias de indenização de trabalhadores.
1.1 FATORES QUE INFLUENCIAM A ADM DEVEM SER LEVADOS EM CONTA PARA CERTIFICAR-SE DE QUE A GONIOMETRIA É UMA AVALIAÇÃO OBJETIVA:
- Confiabilidade das Mensurações do Ângulo Articular: existe concordância geral em que as variações intra-avaliador em geral são menores que as variações inter-avaliadores e que o erro da mensuração pode diferir para diferentes articulações. O goniômetro universal, como instrumento de mensuração de escolha para as articulações dos membros, em geral revelou possuir uma confiabilidade de