Goniometria
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
TOPOGRAFIA I
Goniometria
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2014.1
UESB – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
TOPOGRAFIA I
Goniometria
Atividade complementar apresentado à UESB como requisito para a aprovação da III unidade do componente curricular Topografia I – 2º semestre do curso de Engenharia Agronômica, turno Matutino.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2014.1
1. INTRODUÇÃO
Etimologicamente, a palavra topografia é de origem grega, onde topos indica lugar e graphen, descrever. Significa, portanto, a descrição exata e minuciosa de um lugar. Logo, podemos definir classicamente a topografia como sendo a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície terrestre, representada através de uma Projeção Ortogonal Cotada, denominada Superfície Topográfica. Isto equivale dizer que, não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, serão projetada sobre um plano considerado horizontal, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre.
1.1 - Goniometria
Goniometria é a parte da topografia onde se estudam os instrumentos, métodos e processos utilizados na avaliação numérica de ângulos. Todo instrumento utilizado para medir ângulos chama-se goniômetro. A parte especializada do goniômetro, para a avaliação do ângulo, chama-se limbo. O limbo consiste em um circulo geralmente graduado em graus. Nos goniômetros podem-se ter dois tipos de limbos: os que medem ângulos horizontais e os que medem ângulos verticais ou zenitais.
Os ângulos horizontais são aqueles que as direções dos alinhamentos formam entre si ou aqueles que os alinhamentos fazem com uma linha de referência. A linha de referência pode ser o meridiano magnético, o meridiano verdadeiro ou ainda uma linha de referência