PROCESSO DE CORROSÃO - FERRUGEM
Grupo: Karoline Nascimento, Sara Miranda, Leandra Coelho, Árlen Nobre e Vitor Michel
Professora: Disciplina: Química
Série: 2º E Turma: E Turno: Vespertino
PROCESSO DE CORROSÃO
A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc. Além de as pessoas perderem alguns de seus bens materiais, torna-se necessário que a indústria produza mais desses metais apenas para substituir os que foram danificados. Por exemplo, no caso do ferro, a ferrugem provoca a perda de bilhões de dólares no mundo inteiro; 20% do ferro é produzido para substituição. A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar.
A maresia é um fenômeno que ocorre em cidades litorâneas que acelera o processo de corrosão de objetos metálicos em razão da presença de íons na água do mar. Esse tipo de corrosão é muito comum em nosso cotidiano como, por exemplo, a formação da ferrugem, que na verdade é o composto óxido de ferro que se forma quando o ferro é oxidado pelo oxigênio presente no ar.
Vale ressaltar que se o ar estiver úmido essa reação se processa de forma ainda mais rápida.
Como prevenir a corrosão:
A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável, por pinturas protetoras e por meio de metais de sacrifício.
A prata, o alumínio e o cobre não têm a sua corrosão muito intensa, porque ao se oxidarem eles naturalmente formam uma espécie de película protetora que impede que o restante do material sofra a corrosão.
O ferro