camarao
Camarão fresco ou congelado?
O melhor é comprar o camarão sempre com casca, afinal só assim você pode ver se é fresco ou não e fazer imediatamente, para preservar sabor e textura, privilégio de quem mora no litoral. Senão, o mais seguro é comprar congelado, com o selo do S.I.F.
Para congelar ele com casca, a dica é secar bem com papel toalha e ensacar. Neste caso será difícil aproveitar a cabeça no preparo final dos pratos porque ela escurece muito com o tempo, Se preferir limpe os camarões para congelá-los. Lembre-se de tirar a tripa pois ninguém gosta daquela sensação de areia na boca, não é? (dá trabalho, mas vale a pena!)
Para descongelar, programe-se: a melhor técnica ainda é a tradicional, que manda deixar de um dia para o outro na geladeira.
Descongelou o camarão, mas aconteceu um imprevisto e você não vai poder preparar no horário planejado? Mantenha os bichinhos na geladeira, dentro de uma bacia com gelo, por no máximo 48 horas. Outra opção é fazer uma breve fervura, assim que rosar, desligue e guarde na geladeira até o preparo no dia seguinte.
Se cozinhou e sobrou camarão, dá pra guardar por um tempinho também. Na geladeira, ele se conserva por até dois dias num recipiente bem fechado, ou num saco tipo zip (nesse caso, tire todo o ar que conseguir do plástico). E alguns pratos no freezer ficam ainda melhores, como o bobó de camarão por exemplo!
Você tem outro jeito de congelar? Conte prá nós!!
Branco ou Sete-barbas?
Os tipos de camarão mais conhecidos no Brasil são o rosa, o vermelho e o sete-barbas. Aqui no sul temos ainda o camarão branco e ferro ou ferrinho.
Indico o camarão sete-barbas para preparo de molhos, especialmente para pasteis, empadões ou até ensopados. Já o camarão branco médio é ideal para