Seminário Voltametria
As técnicas eletroanalíticas têm sido utilizadas para várias aplicações, como no monitoramento ambiental, no controle de qualidade de produtos e processos industriais e nas análises biomédicas.
Alta seletividade;
Alta sensibilidade;
Baixo custo;
Específica para um estado de oxidação particular de um elemento.
Envolve a medida de uma corrente em um eletrodo trabalho, como função do potencial aplicado. A medida da corrente é proporcional a concentração do analito na solução. Eletrodo
Solução Eletrolítica
Estuda a relação entre a voltagem, a corrente e o tempo, durante a eletrólise em uma célula eletroquímica; Para aumentar a polarização, os eletrodos de trabalho utilizados na voltametria são relativamente pequenos, com áreas superficiais de alguns milímetros.
As informações sobre o analito são obtidas por meio da medição da magnitude da corrente elétrica que surge no eletrodo de trabalho ao se aplicar um potencial entre um eletrodo de trabalho e um eletrodo auxiliar.
Quando o eletrodo trabalho é um eletrodo de mercúrio gotejante (EGM) a técnica é chamada de polarografia. O gráfico da corrente versus potencial obtido na análise, é referido como voltamograma ou um polarograma. Voltamograma
É amplamente empregada por químicos analíticos, inorgânicos, físico-químicos e bioquímicos para estudos fundamentais de:
◦ Processos de oxidação e redução em vários meios; ◦ processos de adsorção às superfícies;
◦ mecanismos de transferência de elétrons em superfícies modificadas de eletrodos.
A escolha de um material a ser usado como eletrodo depende em grande parte da zona de potenciais úteis do eletrodo no solvente empregado, e da qualidade e pureza do material.