saude
1. Responsabilidade Ética e Legal do Profissional da Enfermagem Ética e Legislação
2. Elenilce Rabelo Ginede Rego Jaciara Frazão Livya PazMaria Celeste Silva Sammy Melo
3. Responsabilidade Conceitua-se responsabilidade como responder pelos seus atos e/ou de outras pessoas envolvidas na realização de um determinado ato. Se esse ato implicar em dano físico, moral ou patrimonial para alguém, haverá responsabilidade legal. -Civil -Penal Modalidades de -Ético-Profissional responsabilidades -Responsabilidade funcional
4. 01. Fundamentos Básicos da Responsabilidade Compreender efetivamente a dimensão do trabalho que executam e assumir consciente e responsavelmente a competência profissional que a formação universitária e técnica lhes outorga.
5. Valores São como força que impulsionam as ações humanas, um individuo sem valores perde o sentido da vida e se aliena. O conjunto de valores de uma profissão está expresso nos códigos de ética, na enfermagem não é diferente esse valores podem ser a promoção da saúde , a prevenção de enfermidades, a recuperação da saúde e alivio do sofrimento.
6. 02. Responsabilidade Civil É a obrigação de responder, o que implica em reparar ou ressarcir pelo dano causado a alguém. A reparação pode ser classificada em natural ou especifica e pecuniária ou por equivalência. A obrigação de reparar ou indenizar por dano decorrente de exercício profissional atinge qualquer pessoa(independentemente de ser de nível superior ou médio) que venha a causar dano ou prejuízo a alguém no exercício de seu trabalho ou atividade profissional.
7. 03. Responsabilidade Penal Delegar funções a outros é assumir responsabilidades pelo o que mandou fazer e quem recebe a delegação deve prestar contas do que fez, isto é, também responde pelos atos e assume a parcela de responsabilidade correspondente, quando dos mesmos resultarem quaisquer danos ou prejuízos ao paciente seja de ordem física ou,