Goniometro
Um goniômetro é um instrumento de medida em forma semicircular ou circular graduada em 180º ou 360º, utilizado para medir ou construir ângulos. Entre os goniômetros está o transferidor, um semicírculo de plástico transparente ou um círculo graduado utilizado para medir ou construir ângulos, e o teodolito. Mais especificamente, um goniômetro é um instrumento que mede o ângulo entre as superfícies refletoras de um cristal ou prisma. Os dois raios de luz provenientes de um colimador (um sistema de lentes e fendas projetado para criar feixes paralelos de luz) são dirigidos sobre duas superfícies adjacentes do cristal: os feixes são refletidos pelas duas faces e o ângulo entre os dois feixes refletidos (duas vezes o ângulo entre a superfície do cristal ou prisma) é medido. Um goniômetro é também um dispositivo utilizado juntamente com transmissores de rádio ou radar. Ele permite que um sinal seja emitido em qualquer direção ou que a direção de um sinal que chega ao receptor seja determinada sem o apoio de uma antena fisicamente giratória.
O goniómetro consiste num aparelho para a medição de ângulos.
Os goniómetros podem ser de contato ou de reflexão. Os de contato aplicam-se sobre o corpo que se pretende medir, enquanto os de reflexão utilizam as leis físicas, principalmente óticas. Entre estes, os mais importantes são os goniómetros de espelho, que consistem em dois espelhos que formam um ângulo e nos quais qualquer raio incidente é desviado um ângulo duplo ao do goniómetro. Este tipo de goniómetros utiliza-se em agrimensura.
Os goniómetros são muito usados para fazer a pontaria das armas de artilharia como é o caso do goniómetro de comando.
Este encontra-se afastado da bateria de bocas de fogo e instalado em local onde possa ver tanto o objetivo a abater como a bateria. Utilizando o círculo graduado existente tanto neste goniómetro como nos que se encontram em cada uma das bocas de fogo, é possível manter a pontaria corrigida, mesmo quando o objetivo