Poder aereo
A conquista da terceira dimensão (o ar) e a introdução da aeronave como meio de combate, revolucionou por completo a maneira de fazer a guerra ao dotar os comandantes militares de um conjunto de meios que permitem um variado número de modalidades de acção, de forma rápida, flexível, com grande mobilidade e de uma eficácia tremenda, envolvendo o menor risco possível para as suas forças, de forma a resolver em seu favor o sentido das operações levadas a cabo nos tradicionais campos de batalha (terra e mar).
Actualmente, se não formos capazes de assegurar o domínio do ar, é impossível a obtenção de sucesso nos modernos teatros de operações.
“If you don’t control the air you’d better not go to war” (General Charles Horner)
“Rápido, flexível e eficiente, o Poder Aéreo é um instrumento político sofisticado que representa, com frequência, a primeira escolha de uma Nação moderna em resposta a uma crise que requeira uma demonstração de alcance e poder”( Poder Aéreo – Perspectiva EURAC )
O presente trabalho enquadra-se no âmbito da cadeira de Operações Aéreas do Curso Básico de Comando da Força Aérea, no qual será feita uma breve descrição da génese e evolução histórica do Poder Aéreo. Procurar-se-á definir Poder Aéreo nas suas vertentes restrita e alargada, dar a conhecer as teorias e concepção funcional e organizacional dos primeiros pensadores do Poder Aéreo, bem como as doutrinas subjacentes ao seu emprego. Analisar as evoluções tecnológicas e o papel que estas tiveram na forma como hoje vemos e concebemos o Poder Aéreo e os seus modos de emprego. Falar de um novo elemento no campo de batalha que são os média e por fim procurar-se-á dar uma perspectiva das evoluções tecnológicas e do futuro do emprego do Poder Aéreo.
2.ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Ter asas e voar, desde os primórdios da humanidade que é um desejo e motivo de idolação, veja-se por exemplo, que figuras mitológicas e altas divindades aparecem várias vezes retratadas com asas, sinal de