Gondomar
Capela Santo Isidoro
A Capela de Santo Isidoro está situada junto ao mar, na freguesia de Moledo, quase na extrema com Vila Praia de Âncora, a pouco mais de cem metros do Caído. A sua origem não é conhecida, mas sabe-se que já existia no século XIV.
É uma ermida de pequenas dimensões, com o teto totalmente em abóbada de granito, com um adro coberto. Foi-lhe acrescentada, no lado norte, uma pequena sacristia.
Há registo de uma reparação efetuada em 1648, poucos anos após a restauração da independência. Esta Capela ficou muito conhecida pela existência de uma irmandade ou confraria, que nela unia, por voto, catorze freguesias, que hoje pertencem aos Concelhos de Caminha e Viana do Castelo.
Foi no século XIV, pelos reinados de D. Dinis e posteriormente de D. Afonso IV, que as gentes da península, muito pobres, mas também muito religiosas, iniciaram a organização de procissões, para afastar os grandes males que os atormentavam, as doenças, as pragas ou as inclemências atmosféricas.
Casa Branca de Gramido
A Casa Branca de Gramido, imóvel histórico na marginal de Valbom, em Gondomar, foi inaugurada a 31 de Maio de 2008.
A recuperação da Casa Branca de Gramido - onde terá sido assinada a convenção para pôr fim às guerras entre liberais e absolutistas, a 29 de Junho de 1847 – foi a primeira obra do programa Polis a ser inaugurada.
A reabilitação do edifício foi projetada pelo gabinete de arquitetura "Barbosa & Guimarães", sob coordenação do arquiteto José António Barbosa. De acordo com o Polis Gondomar, do programa de recuperação constou a criação de uma sala de receções, de sete salas de trabalho polivalentes, de um posto de turismo e de uma cafetaria com esplanada.
A Casa Branca de Gramido, classificada como imóvel de interesse público desde 2002, foi adquirida pela Câmara em 28 de Julho de 1989, já depois de ali ter ocorrido um incêndio.
Fundação Júlio Resende
A Fundação Júlio Resende que fica próxima do Porto, mais