Corrupção Desportiva
• A corrupção tem como significado etimológico a deterioração, a quebra de um estado organizado e funcional. Isto significa que é algo que leva ao incumprimento de leis, ao falimento de algo estável e moralmente correcto, à falsidade, à criminalidade e à modificação de dados verdadeiros, por dados falsos. Há vários tipos de corrupção, na política e no desporto são as mais comuns, mas não são as únicas.
A corrupção pode fazer-se de duas formas, directamente, contacto com os intervenientes, ou indirectamente, através de intermediários.
Este contacto faz-se através de subornos, intimidações, extorsão ou abuso de poder. Todas estas coisas são puníveis por lei.
Corrupção Desportiva
• A corrupção no desporto vem desde há muito tempo, o primeiro caso foi na Grécia Antiga, quando um lutador chamado Eupolos subornou 3 dos seus adversários para lhes ganhar. Contudo, há desportos que cada vez têm lidado com esta praga chamada corrupção. Este facto dá-se devido ao dinheiro que está em jogo, pois ultimamente o desporto tornou-se numa indústria, numa fábrica onde os trabalhadores são os atletas profissionais. Os desportos onde há e pode haver mais ilegalidade deste género é no futebol, no boxe, nas corridas de cavalos, no ténis e no ciclismo. Isto dá-se porque há muito dinheiro pelo meio e é nestes desportos que pode haver mais falhas sem se reparar muito nelas, como a influência nos árbitros, entre outras coisas.
• É pouco provável que a corrupção diminua, pois cada vez mais há mais casos descobertos e há ainda mais casos que nunca serão descobertos, pois as pessoas envolvidas têm bastante poder para manipular também aqueles que controlam a legalidade no desporto. Isto não querendo dizer que não há pessoas correctas e que lutam pela verdade desportiva, mas muitas vezes esses indivíduos acabam por desistir da sua luta, porque ou não têm apoio suficiente, ou por causa do medo, pois há muita