estudo caso câncer de pulmão com metastase
O Estudo de caso foi realizado no Hospital São João, setor RETAGUARDA, na cidade de Registro.
Este estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da enfermagem e sua equipe multidisciplinar para redução das complicações que traz o câncer ,o assunto abordado neste estudo limita-se ao câncer de laringe em uma outra oportunidade abordaremos todos os outros tipos de câncer .Embora décadas de pesquisa, o câncer continua como uma das principais causas de mortalidade em vários países e a estimativa é de aumento sucessivo da sua incidência ao longo do tempo, a tal ponto que a previsão de novos casos, no mundo, para o ano de 2030 é de mais de 22 milhões contra 12,7 milhões ocorridos no ano de 2008, segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer de Lyon, na França.
Contudo, progressivamente, há o desenvolvimento de abordagens de tratamento que permitem maior qualidade de vida aos pacientes e até a sua cura. Em termos gerais, os tratamentos para a patologia incluem: cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional De Câncer (INCA) para o ano de 2010, cerca de 10.330 novos casos de câncer com localização primária em cavidade bucal serão diagnosticados no sexo masculino, enquanto para o sexo feminino a previsão é de 3.790 casos.Calcula-se que deste total 4.010 casos sejam oriundos das capitais brasileiras.Para o Estado de Minas Gerais estima-se uma das maiores taxas brutas de incidência no país para 100 mil habitantes, sendo de 8,63 e 2,93 para osgêneros masculino e feminino, respectivamente.
A coleta de dados foi realizada no Hospital São João onde o cliente encontra-se internado com diagnósticos médico de pneumonia+ câncer de laringe + metástase, com autorização do mesmo e da filha, sua acompanhante no momento. Realizado a coleta de dados e o exame físico desenvolve-se a Sistematização da Assistência de Enfermagem(SAE),tendo como instrumento norteador Diagnóstico de Enfermagem