Câncer de Pulmão
O câncer é um crescimento celular anormal, incontrolado, que invade tecidos vizinhos e há distância e é conhecido há vários séculos.
Entre os de maior incidência está o câncer de pulmão, responsável por 30%de todas as mortes de câncer superando a porcentagem do câncer de mama, próstata, colo do útero e ovários somadas.
Esse se transformou em doença neoplásica comum e mais mortal em todo o mundo onde sua incidência continua aumentando (em torno de o,5% ao ano). Atualmente é considerada pela OMS uma epidemia mundial, sendo o câncer que mais leva a óbito, independentemente da idade ou sexo. Esses valores correspondem a um risco estimado de 19 casos novos a cada 100.000 homens e 10 para cada 100.000 mulheres. A maioria dos casos de câncer de pulmão apresenta entre 50 e 70 anos. Nos pacientes com menos de 40 anos sua incidência é menor de 5%.
Principais Fatores
Fumantes
Não poderíamos falar de câncer de pulmão sem citar o tabagismo ( sendo este o principal fator de causa da doença).
A fumaça do cigarro tem mais de 40 agentes carcinogênicos, e essa combinação depende das condições ambientais, do local onde o individuo esta fumando, do uso de filtros aditivos e do tipo de papel do cigarro em relação inversa com a idade do inicio do tabagismo, ou seja aqueles que começam a fumar na adolescência tem o maior risco de desenvolver a neoplasia do que aqueles que iniciaram com mais de 25 anos, mais de 90% dos pacientes com câncer de pulmão são fumantes.
Os riscos diminuem (porém não são ausentes) em ex-fumantes, sendo que, cinco anos após sessar o tabagismo, o risco cai pela metade, e , após dez anos, cai a 1,4%. Sabemos que, mesmo quinze anos após parado de fumar, o ex-fumante ainda tem risco para câncer de pulmão de 1,4 sendo quatro vezes maior de quem não fuma.
O papel da exposição passiva á fumaça do tabaco esses (não fumantes) expostos muitas vezes pelos pais quando crianças