cancer de pulmão
Aluna de graduação da Faculdade Santa Emília de Rodat. email: cleide.29@hotmail.com;
Professora da Faculdade Santa Emília de Rodat, e-mail: genainefernandes@gmail.com;
Endereço para contato: Praça Caldas Brandão s/n, Tambiá - João Pessoa / PB. CEP 58020-560.
Resumo Esse estudo objetivou entender sobre o câncer de pulmão em sua etiologia, desenvolvimento, complicações e tratamento. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão da literatura, realizado no mês de outubro de 2014, desenvolvido a partir da leitura de cinco artigos científicos. Que nos informa que quanto ao tratamento, irá depender do tipo de célula, do estádio da doença e da condição fisiológica do paciente, principalmente condição cardíaca e pulmonar. Geralmente, o tratamento envolve cirurgia, quimioterapia e radioterapia em combinação ou separadamente.
Os pacientes devem ser acompanhados por cinco a dez anos realizando-se controle trimestral com exame físico e radiograma de tórax até completar dois anos, depois semestral até cinco anos, e anual a partir de então.
Palavras – chave: Neoplasia. Tabagismo. Fumantes. Homem.
Introdução
O câncer é um crescimento celular anormal, incontrolado, que invade os tecidos vizinhos e à distância, e é conhecido há vários séculos. Entre os de maior incidência encontra-se o câncer de pulmão, que,nos Estados Unidos, ocorreu em cerca de cento e setenta e sete mil (177.000) indivíduos, no ano de 1996. Ele é o segundo em incidência, após o câncer de próstata, no sexo masculino. Já, no sexo feminino, é o terceiro, após o câncer colo retal e o da mama. É o câncer que mais leva a óbito, com cento e cinquenta e oito mil e setecentas (158.700) mortes nos Estados Unidos, em 1996, independente do sexo. Quando todos os casos são considerados, aproximadamente 13 a 15% sobrevivem num período