avaliacoes
Após ter assistido o documentário “Pro dia nascer feliz” de João Jardim, e ter lido o texto de Bernard Charlot, “A Mobilização no Exercício da Profissão Docente”, responda as seguintes questões:
A) “A escola é por natureza universalista, mas, ao mesmo tempo, é um lugar onde, muitas vezes, se ensinam coisas que só têm sentido dentro da escola”. (CHARLOT, Bernard, Revista Contemporânea de Educação N º 13 – janeiro/julho de 2012, p. 22).
Observando a realidade em que vivemos e a temática abordada no filme e texto, escreva alguns valores que são desprezados pela escola. Justifique sua resposta. (10 linhas no mínimo- 3,0 pontos)
A escola é encarada no nosso mundo contemporâneo como uma transmissora de conhecimentos, como um banco dados, é muito comum se deparar com pais de crianças cobrando o porquê crianças de tenra idade não leem ou não escrevem com perfeição, porem se esquecem de valões essenciais a formação do cidadão como a amizade, o companheirismo, o respeito ao próximo, a honestidade entre outros tão importantes para a construção de um cidadão integro .
Porém a escola de hoje é cobrada pela sociedade em formar não cidadãos, mas de forma o intelecto passando de valores essenciais a construções de seres humanos completos ,bem desenvolvidos tanto no aspecto intelectual como no emocional e social.
B) Bernard Charlot, ao abordar o tema “A mobilização no exercício da profissão docente”, evoca quatro “choques históricos” que o professor teve que enfrentar e, consequentemente as “contradições e desafios” da profissão docente na sociedade contemporânea.
“Os professores tiveram que enfrentar todos esses choques e, hoje em dia, esbarram em várias contradições”. (CHARLOT, Bernard, Revista Contemporânea de Educação N º 13 – janeiro/julho de 2012, p. 20)
Cite duas das quatro “contradições ” apresentadas pelo autor, tendo como ponto de exemplificações o documentário “Pro Dia Nascer Feliz” de João Jardim. (mínimo de 15 linhas – 3,5