Avaliações
Curso de Engenharia Civil - Disciplina: Engenharia de Avaliações - Prof. André Montenegro Duarte - Notas de Aula
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES O avanço da Engenharia de Avaliações no Brasil tem sido enorme. No início do século XX, mais precisamente na década de 1940, Luis Carlos Berrini iniciou esta atividade, com a edição dos livros “Avaliações de Terrenos” e “Avaliações de Imóveis”, descortinando os primeiros conceitos técnicos/científicos. As pioneiras publicações de entidades públicas e privadas nas décadas de 1950/1960, o surgimento da primeira Norma Técnica da ABNT em 1977 (NB 502), a realização de treze Congressos Nacionais (COBREAP´s), a implantação de inúmeros Institutos Regionais e mesmo a atuação dos CREA´s que disseminaram os conhecimentos que antes se concentravam no Centro-Sul do país, o ministério de centenas de cursos de extensão e alguns de pós-graduação e ainda a publicação de livros e monografias têm, sem sombra de dúvidas, consolidado este campo, enriquecendo-o e ampliando-o de tal maneira que hoje apresenta-se, de fato, engenharias, aprofundada e como uma especialidade das estudada tanto no âmbito da militância
profissional quanto na esfera da pesquisa acadêmica. A NBR 14653, Norma da ABNT recém editada, constata e reflete o atual estágio técnico/científico desta área do conhecimento. O texto, em sua Parte I, estabelece, no item 8, os métodos que podem ser adotados para:
a) estimar o valor de um bem, seus frutos e direitos: Comparativo Direto de Dados de Mercado; Involutivo; Evolutivo; Da Capitalização da Renda.
b) identificar o custo de um bem: Comparativo Direto de Custo; Da Quantificação de Custo.
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – Instituto de Tecnologia – ITEC –
Curso de Engenharia Civil - Disciplina: Engenharia de Avaliações - Prof. André Montenegro Duarte - Notas de Aula
c) identificar indicadores de viabilidade de utilização econômica de um