dor fisiologia e mecanismo
ALUNA: LETÍCIA ARIANE PINTO CARDOSO
TUTOR: NAURO HUDSON
OBJETIVOS
1 CARACTERIZAR A DOR NEOPLASICA E SUA FISIOPATOLOGIA
2 IDENTIFICAR O QUADRO CLÍNICO DA CARCINOMATOSE
A definição de carcinomatose no dicionário de Português é oncologia. Propagação do câncer pelo organismo; difusão de um carcinoma, através de metástases, pelo organismo; carcinose.
A carcinomatose é um termo geral aplicado aos cânceres que se espalharam pelo corpo. Essa doença é geralmente difícil de ser tratada e curada.
INCA
Quadro Clínico do Câncer
A sintomatologia da neoplasia maligna é muito variada e se relaciona com o tumor primário e com as suas complicações locais e distantes. Localmente, os sintomas e sinais provocados pelo tumor são próprios do órgão ou do sistema acometido. Síndromes diversas, como febre de origem desconhecida, anorexia, emagrecimento, manifestações de substâncias biologicamente ativas produzidas pelo tumor, e os achados clínicos relacionados com as metástases à distância são repercussões orgânicas que podem compor o quadro clínico do câncer.
Os principais problemas clínicos resultantes do tumor primário e de suas metástases estão relacionados no quadro abaixo. Nota-se que o câncer se manifesta através de síndromes as mais variadas. Sintomas constitucionais como anorexia, emagrecimento, astenia e febre podem ocorrer na evolução clínica de vários tipos de tumores. Outras manifestações como as dolorosas, infecciosas e psicológicas também são comumente encontradas.
Principais problemas clínicos relacionados ao câncer
Problemas Gerais
Problemas Específicos
Anorexia
Emagrecimento
Astenia
Febre
Dor
Infecção
Alterações psicológicas
Ósseos
Gastrintestinais
Pulmonares
Renais
Hematológicos
Cutâneos
Urológicos
Cardiovasculares
Musculares
Serosos
Neurológicos
Síndromes Hormonais Paraneoplásicas
Emergências Oncológicas
Hiperparatiroidismo
Síndrome de Cushing
Hipoglicemia
Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético