vbcvb

721 palavras 3 páginas
O Entre-Douro-e-Minho foi uma província do Norte Atlântico de Portugal, composta pelos actuais distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e parte dos distritos de Aveiro, Viseu e Vila Real, no tempo da monarquia portuguesa. A capital, segundo Zwölfter Theil (1824), era Braga. Esta província nunca foi oficialmente administrada, foi simplesmente uma nomenclatura usada por alguns demógrafos, para referir o Noroeste de Portugal (Minho e Douro Litoral). Principais cidades: Porto, Braga, ambas consideradas (alternadas) como capitais.

Distrito de Aveiro: Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Santa Maria da Feira.

Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde.

Distrito do Porto: Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.

Distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.O Entre-Douro-e-Minho foi uma província do Norte Atlântico de Portugal, composta pelos actuais distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e parte dos distritos de Aveiro, Viseu e Vila Real, no tempo da monarquia portuguesa. A capital, segundo Zwölfter Theil (1824), era Braga. Esta província nunca foi oficialmente administrada, foi simplesmente uma nomenclatura usada por alguns demógrafos, para referir o Noroeste de Portugal (Minho e Douro Litoral). Principais cidades: Porto, Braga, ambas consideradas (alternadas) como capitais.

Distrito de Aveiro: Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Santa Maria da Feira.

Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do

Relacionados

  • vbcvb
    66537 palavras | 267 páginas