Central termoeléctrica medas-gondomar
689 palavras
3 páginas
O que é?Uma Central Termoeléctricas é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável.
Existem vários tipos de centrais termoeléctricas. Podem funcionar a óleo de combustível, a gás natural, a carvão ou a energia nuclear.
Como vários tipos de geração de energia, a termoeléctrica também causa impactos ambientais. Contribuem para o aquecimento global através do Efeito de Estufa e da chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de oxidantes e redutores, que se entrarem em contacto com o ser humano, pode acarretar doenças como diarréia; além de ser um combustível fóssil que não se recupera.
Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro
A central situa-se em Medas no concelho de Gondomar e entrou em funcionamento em Agosto de 1999. Com capacidade de produzir cerca de 990MW, essa central trabalha a gás natural, que chega a Portugal através de gasodutos provenientes da Argélia. Se houver falta de gás natural a central poderá funcionar a Fuel Oil, mas o rendimento da central irá ser menor. A central teve um custo de 686 milhões de Euros.
O gás natural é uma fonte não renovável, mas apesar disso a central tem preocupações ambientais é do tipo de centrais termeléctricas que menos polui o ambiente. O rendimento é muito maior do que na utilização de energias renováveis, por exemplo, uma ventoinha de central eólica produz cerca de 1MW, mas só quando a natureza o quer, e uma central hídrica, barragens, produz entre 100MW e 200 MW, ou seja, a grande vantagem é que num curto espaço o rendimento é maior, e pode-se regular a quantidade de energia desejada.
A central é constituída por 3 grupos de 330 MW, cada um destes composto por uma unidade em veio único, isto é, uma turbina a gás e uma a vapor em série, ambas accionando o mesmo gerador instalado entre elas. Entre o gerador e a turbina a