Obesidade infantil
Presidente Prudente – SP
2009
DEDICATÓRIA
Dedicamos a realização deste trabalho monográfico aos nossos pais, principais incentivadores deste que está sendo o maior desafio de nossas vidas. Obrigado por acreditarem em nós, pelo incentivo, pelo amor...
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram com as informações para que pudéssemos realizar esse trabalho.
Especial agradecimento ao nosso Orientador Professor Dr. Fernando Valejo, o Dr. Francisco de Souza, pela paciência e profissionalismo em prestar todos os esclarecimentos às dúvidas surgidas, e que será, com certeza, o nosso espelho no desempenho prático deste ofício que ora abraçamos.
RESUMO
A mastalgia é um fenômeno universal que por sua elevada incidência e prevalência deve ser amplamente estudada. No passado esse sintoma era considerado distúrbio relacionado com problemas emocionais e psicosexuais, atualmente tem mulheres que ainda consideram a dor mamária como um acontecimento natural, e só referem dor quando questionadas sobre tal. Este trabalho monográfico terá por objetivo, através de atualização e revisão de literatura, discutir alguns dos principais aspectos da mastalgia, com ênfase em seu diagnóstico e conduta.
Palavras-chave: Mastalgia – Dignóstico – Tratamento – Câncer de Mama
LISTA DE GRÁFICOS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Dor mamária ou mastalgia é um sintoma muito frequente, cerca de 70 a 80% das mulheres têm dor forte na mama em algum momento de sua vida. Apesar da elevada prevalência é um distúrbio reconhecido que não tem sido tão bem estudado quanto a outras patologias da mama. (Berek, 2008)
Hoje representa 30 a 47% das