goma arabica
DISCIPLINA: QUIMICA DE ALIMENTOS
Goma Arábica.
A goma arábica (também conhecida por E414, goma de acácia), o uso da goma arábica já e de longa data, ela e utilizada em indústrias de bebidas para estabilizar sabores e óleos essenciais como exemplos em concentrados de sumos gaseificados.
Agoma e utilizada na indústria de doces e são utilizadas como pastilhas e como um estabilizador de espuma em gomas, tipo marshmallow. Agoma arábica e quimicamente um polímero de hidrato de carbono que e parcialmente degradado no intestino grosso. Dentro de uma dieta a goma arábica faz parte da fração das fibras.
O seu valor energético e menos que a metade comparada com o amido de e ou a maltodextrina.
Agoma arábica e uma mistura variável complexa de oligosaccharides de arabinogalactan, polissacarídeos e glicoproteínas, Dependendo da fonte, os componentes de glicano contêm uma proporção maior de L arabinose parente á D galactose (seyal de Acácia) ou parente de D galactose á L arabinose (Senegal de Acácia). A goma de seyal de Acácia também conte significativamente mais ácido 4-O-methyl-D-glucuronic, mas menos L ramnose e ácido D glucuronico insubstituível que o de Senegal de Acácia.
Curiosidade:
Se a casca de uma árvore for cortada, a goma será produzida de modo a fechar as lacunas e lesões. Este é um processo demorado que pode levar aproximadamente 3 a 8 semanas.
Egípcios utilizavam-na como espessante em produtos cosméticos e para a mumificação. Goma arábica e produto natural
Goma arábica em pó
Esquema da reação da modificação da goma arábica com metacrilato de glicidila por Reis et al. (2006).