Reações de Identificação de Carboidratos
Reações de Identificação de Carboidratos
INTRODUÇÃO
Existem muitas reações que permitem identificar certos carboidratos ou seus grupos. Geralmente pode-se efetuar a identificação de carboidratos com a ajuda de timol e de ácido sulfúrico concentrado. As pentoses podem ser identificadas pelos compostos coloridos que formam com orcinol e benzidina. Os açúcares que se reduzem, devido a presença de um grupo ativo, podem ser identificados por meio da reação de Fehling em que se produz óxido cuproso, precipitado de coloração marrom-avermelhada. A sacarose não produz uma reação positiva sem ser previamente hidrolisada (inversão). Ao hidrolisar os polissacarídeos celulose e amido por meio de ácidos, obtém-se glicose, cuja presença pode ser comprovada pela reação de Fehling.
MATERIAL E MÉTODOS
Foram utilizados tubos de ensaio; sacarose; água destilada; timol (fenol) que reage com produto incolor gerando a cor lilás; álcool etílico; ácido sulfúrico concentrado; xilose (pentose); goma arábica (resina) polissacarídeo + glicoproteína; glicose; cactácea; reativo de Bial (3 g de orcinol, 0,5 g de FeCL3 diluído em 100 mL de HCL); cloreto férrico; aquecedor; polpa de fruta; licor de Fehling (solução A: 69,278 g de CuSO4 5H2O(sulfato de cloreto) para 1 L de solução H2O, Solução B: 100 g de hidróxido de sódio, 364 g de tartarato duplo de sódio e potássio (sal de Seignette) para 1 L de solução H2O, antes de usar foi feito a mistura 1:1 5 mL + 5 mL para cada reação; amido e inulina.
Reação de Glucídeos
Foram adicionados uma pequena porção de sacarose (ou goma arábica ou polpa de fruta) em um tubo de ensaio, 3 mL de água destilada e de 5 a 6 gotas de timol 5% dissolvido em álcool etílico 95%. Foi bem misturado, e em seguida, mantendo o tubo em posição inclinada com cuidado adicionou-se ácido sulfúrico concentrado suficiente até o volume mais ou menos igual ao da fase aquosa. Observou-se que o anel de cor marrom-rosado que se formou entre o ácido