glossário imunologia
Afinidade: Medida da força de ligação entre um sítio de combinação de anticorpo e um determinante anti gênico. É calculado através da lei de ação das massas e é expressa em litros de mol.
Aglutinação: Ajuntamento de antígenos particulados tais como bactérias ou eritrócitos pela ação de anticorpos.
Alérgeno: Antígeno que estimula a produção de anticorpos.
Alergia: Engloba qualquer conseqüência adversa, imunologicamente mediada, devido a exposição a antígenos.
Aloenxerto: Enxerto entre animais alogênicos.
Anafilaxia: Forma de hipersensibilidade imediata (Tipo I) mediada pôr anticorpos reagínicos e resultante da liberação aguda de agentes farmacologicamente ativos por mastócitos ou basófilos. Pode ser local ou sistêmica.
Anergia: Ausênsia de imunidade mediada por células (usualmente uma resposta de hipersensibilidade tardia) em um animal que foi sensibilizado.
Anticorpo: Imunoglobulinas formadas em resposta à introdução de material dentro do corpo que é por ele reconhecido como estranho. Sua propriedade característica é combinar-se com o material indutor (antígeno) em condições fisiológicas.
Antígeno: Material que pode provocar uma resposta imune.
Células NK: Célula linfóide mal definida encontrada em animais normais e capaz de destruir células infectadas por tumores ou vírus.
Clone: População de células ou organismos idênticos provenientes de uma única célula ou organismo precursor.
Complemento: Sistema de proteínas, razoavelmente complexo, ligado a enzima e auto agregador que é ativado por vários fatores, em particular pela interacão antígeno-anticorpo, e que resulta numa ampla variedade de conseqüências biológicas tais como lise de menbrana celular e opsonização.
Doença auto-imune: Doença causada por resposta imune dirigida contra os próprios tecidos do animal.
Fagocitose: É o ato de comer realizado pelas células. O termo compreende vários processos, inclusive quimiotaxia, aderência ingestão e