Glossario de imunologia
2. Anticorpo: Proteínas produzidas pelo sistema imunológico em resposta a qualquer agente agressor(antígeno), com os quais reagem especificamente.
3. Adjuvante: É toda matéria prima adicionada à forma farmacêutica que vai favorecer as características organolépticas do medicamento, ou seja é o excipient com função a nível das características organolépticas do medicamento, é o excipiente que serve para dar sabor, cheiro ou cor. Permite absorção mais fácil ou facilita ação. São substâncias ou preparações que podem incrementar a atividade da substância ativa.
4. Aglutinação: Associação de partículas estranhas aos organismos, realizada pelos anticorpos, como acontece com as hemácias ou bactérias, até formar e precipitar uma pequena esfera oticamente visível. A aglutinação é uma reação específica, de maneira que cada anticorpo reage com o seu correspondente antigénio. Esta ação permite identificar corretamente bactérias desconhecidas ou determinar o grupo sanguíneo.
5. Alérgeno: São substâncias de origem natural (ambientais ou alimentares), geralmente proteínas, que ao entrar em contato com um paciente alérgico causam o desenvolvimento de reações caracterizadas por inflamações no órgão sensível, que pode ser o nariz, o pulmão ou a pele.
6. Auto-anticorpo: É um anticorpo (um tipo de proteína) produzido pelo sistema imune que atua contra uma ou mais proteínas do próprio indivíduo que o produziu. Os autoanticorpos têm as mesmas propriedades bioquímicas e físico-químicas dos outros anticorpos. A grande diferença está em suas propriedades imunológicas, ou seja, os autoanticorpos estão relacionados com as doenças auto-imunes. Enquanto que a maioria dos anticorpos produzidos pelo corpo (pelos linfócitos B) reage contra antígenos estranhos (micróbios em