Glossário de imunologia
[pic]
A
Adjuvante: substância que potencializa, de forma inespecífica a resposta imune a um antígeno.
Afinidade: medida da força de ligação entre um determinante antigênico (epitopo) e um sítio de ligação do anticorpo (paratopo).
Alelo: variação intra-espécie num loco gênico em particular.
Alergia: é uma reação sintomática contra um antígeno normalmente inócuo. Atualmente, em geral, refere-se à reação de hipersensibilidade tipo I.
Alogênico: refere-se a variabilidade intra-espécie.
Alotipo: é o produto protéico da expressão de um alelo, que pode ser detectável como antígeno por outro membro da mesma espécie.
Aminas vasoativas: produtos como histamina, serotonina, liberados por basófilos, mastócitos e plaquetas. Agem no endotélio e no músculo liso da vasculatura loca.
Anafilaxia: reação imune antígeno-específica mediada primariamente por IgE, resultando na vasodilatação e contração dos músculos lisos, incluindo os brônquios, podendo resultar na morte do animal.
Anafilotoxinas: peptídeos do complemento (C3a e C5a), que causam degranulação e contração da musculatura lisa.
Anticorpo: uma molécula produzida pelos animais, em resposta a um antígeno, o qual tem a propriedade peculiar de combinar-se especificamente com o antígeno que induziu sua formação.
Antígeno: uma molécula que induz a formação do anticorpo.
Apoptose (morte celular programada): é a morte celular ativada dentro da célula. Apoptose elimina as células T em desenvolvimento que falham a seleção negativa ou positiva, células efetoras em excesso, e linfócitos que não encontram antígenos.
Atopia: manifestação clínica da hipersenbilidade tipo I, incluindo a rinite, asma e eczema.
Autólogo: originado no próprio indivíduo.
Avidez: força funcional de combinação de um anticorpo com seu antígeno, relacionando a afinidade entre paratopos e epitopos e as valências de antígenos e anticorpos.
[pic]
B
BCG (bacilo de Camette-Guérin): cepa atenuada de Mycobacterium