Tratamento térmicos
CARLOS EDUARDO COLONI
CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
TRATAMENTOS TÉRMICOS
PALHOÇA
2011
INTRODUÇÃO
Grande parte dos aços de alto carbono ou com elementos de liga, são geralmente submetidos a tratamentos térmicos antes de serem colocados em serviço. Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são os seguintes:
- Remoção de tensões internas (oriundas de esfriamento desigual, trabalho mecânico ou outra causa);
- Aumento ou diminuição da dureza;
- Aumento da resistência mecânica;
- Melhora da ductilidade;
- Melhora da usinabilidade;
- Melhora da resistência ao desgaste;
- Melhora das propriedades de corte;
- melhora da resistência à corrosão;
- Melhora da resistência ao calor;
- Modificação das propriedades elétricas e magnéticas.
A simples enumeração dos objetivos acima evidência claramente a importância e a necessidade do tratamento térmico no aço. Em geral, a melhora de uma ou mais propriedades, mediante um determinado tratamento térmico, é conseguida com prejuízo de outras.
Este trabalho tem como objetivo apresentar tratamentos em propriedade de metais. CEMENTAÇÃO
Alguns materiais precisam possuir características que possam realizar externamente um duro trabalho mecânico e ao mesmo tempo precisam ser maleáveis internamente para que possam suportar, por exemplo, constantes solavancos. Estes materiais ou peças são geralmente são em aço de baixa porcentagem de carbono e recebem um tratamento denominado de cementação.
A cementação é um tratamento que consiste em aumentar a porcentagem de carbono numa fina camada externa da peça. O processo consiste em temperar o material em sua parte externa enquanto que as partes internas permanecem sem alterações, observar figura abaixo: Figura 1: Processo de cementação
Aquece-se o material ou peça de aço de baixo teor de carbono, junto com um material rico em carbono, quando a peça atinge alta temperatura (750ºC a 1.000ºC) ela