politica fiscal
Adota-se uma política fiscal expansionista quando o objetivo é estimular a demanda agregada(Demanda = a quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.
A demanda é o desejo ou necessidade apoiado pela capacidade e intenção de compra.
Portanto, a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo, e se ele tiver intenção de satisfazê-los. ), especialmente quando a economia está atravessando um período de recessão e precisa de um impulso para se expandir. Os mecanismos mais comumente utilizados na política fiscal expansionista são:
a) aumentar a despesa pública para aumentar a produção e reduzir o desemprego; o aumento da despesa pública faz crescer a renda nacional, pois há maior demanda de trabalho, mais pessoas recebem salário e a produção aumenta;
b) reduzir a carga tributária, para aumentar o rendimento disponível ao consumidor e ao investidor, causando aumento de consumo e investimento das empresas.
Uma política fiscal expansionista onera o orçamento da União, gerando um déficit que deve ser coberto pelo governo com a emissão de títulos, aumentando a dívida pública.
A política fiscal contracionista ocorre quando o objetivo é reduzir a demanda agregada, como no caso em que a