Juri Popular
http://www.fsg.br/
JÚRI POPULAR: UMA SENTENÇA DE SORTE
Amanda Signor, Cristiane Azevedo, Geórgia Catharina, Larissa Susin, Lucas de Carvalho Fonte Times New Roman 12 de cor preta, alinhamento esquerda, espaçamento 1,0.
Curso de Direito da Faculdade da Serra Gaúcha espaçamento 1,0.
Professor Supervisor da APS
Francisco Ricardo Kury.
Resumo O tribunal em que cidadãos, previamente alistados, decidem sobre a culpabilidade ou inocência dos réus, acerca de crimes dolosos contra a vida, leva o nome de Júri Popular. Este, no entanto por ser um sistema operado por seres humanos, é obviamente cabível de falhas. Falha esta que será abordada no andamento deste artigo. Como método utilizado para encontrar os devidos resultados, utilizou-se de pesquisas a campo, por meio de questionários e entrevistas com profissionais e pessoas que atuam na área, como defensores, promotores, juízes, psicólogos, psiquiatras, delegados, e investigadores. Também se procurou informações de ex jurados, jornalistas, estudantes de direito e leigos. Para fundamentar tais ideais, criou-se um protótipo que recebeu o nome de “Júri Simulado”, (buscando-se reproduzir o mais fiel possível a realidade). Tendo como objetivo, por a prova os resultados encontrados nas pesquisas de campo.
Palavras-chave:
Júri. Influencias. Fatores. Sentenças.
1 INTRODUÇÃO
O Júri Popular, e uma das questões mais controvérsias de todos os tempos: a sua eficácia. O fato de não ser uma ciência exata e ser executado por seres humanos, traz a possibilidade de ocorrerem erros e falhas. Sendo estes, os principais objetivos de discussão deste artigo. Lembrando-se sempre de priorizar a razão pela qual tal grupo é incumbido de realizar tarefa tão árdua: a busca pela verdade e pela justiça, ou o mais próximo disto. Afinal, é a vida de outro ser que se encontra em jogo.
Para a formação do júri brasileiro, 1serão anualmente alistados pelo presidente do