Glossário Gestão de Negocios
1. Administração de empresas: Consiste em um grupo de pessoas sistematicamente organizadas, para atingir objetivos em comum.
2. Ambiente Externo: É um conjunto dinâmico de forças da natureza, distintos que estão mudando de comportamento constantemente, o que gera incertezas para as organizações. É um ambiente instável.
3. Ambiente Interno: Estrutura organizacional, clientes, fornecedores, stakeholders, concorrentes, grupos regulamentadores, cultura, recursos humanos, financeiros. É um ambiente estável.
4. Ambiente Organizacional: Meio onde a organização está inserida que influencia diretamente ou indiretamente na tomada de decisão.
5. Amplitude de controle ou margem: É o número máximo de subordinados que um chefe pode supervisionar eficientemente. Determina o número de níveis e gerentes que a organização dispõe.
6. Atitudes: Formam a base das opiniões segundo as quais outras pessoas e os fatos, as ideias e os objetivos são vistos, interpretados e avaliados.
7. Atividades Fins: São aquelas vinculadas diretamente ao ‘’carro chefe’’ da empresa. Por exemplo, em uma empresa comercial, as atividades do departamento comercial podem ser classificadas como fins por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização.
8. Atividades meio: São aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins. Por exemplo, as atividades contábeis servem de apoio para o desenvolvimento das atividades comerciais.
9. Autoridade: Relação formal estabelecida na estrutura organizacional, que permite ao chefe (alto nível hierárquico) dar ordens aos seus subordinados e obriga a estes fazerem.
10. Autoritarismo: É uma pessoa rude, não recebe opiniões dos outros na tomada de decisão.
11. Centralização: O termo refere-se ao grau em que a tomada de decisão está concentrada em um único ponto na organização. Tomada de decisão na mão de poucos.
12. Competências dos Gestores: São três competências, sendo elas conhecimento, habilidades e atitudes (CHA), que