glossario genética
Bases Pirimidicas: citosina (C), timina (T) e uracila (U).
Bases Púricas: são duas cadeias nitrocarbonicas que podem ser também nomeadas purinas: adenina (A) e guanina (G).
Cadeia lateral do DNA: O DNA, para caber nas nossas células se enrola sobre si mesmo várias vezes, aumentando cada vez mais seu grau de organização. Essa compactação é dependente do auxílio de proteínas, as histonas, que servem como alicerce para o DNA se enrolar. As histonas também se enrolam entre si, até atingirem o grau máximo de compactação: o cromossomo.
Caráter: certo aspecto do ser vivo, geralmente determinado por gene. Ex: cor da flor, albinismo, altura de plantas. União de informações que identificam o indivíduo.
Cariótipo humano: conjunto cromossômico típico em termos de número e de morfologia dos cromossomos. Divididos em autossômicos e sexuais. Conjunto de cromossomas dentro de um núcleo de uma célula.
Consanguinidade: casamento entre primos.
Cromossomos homólogos: cromossomos que apresentam genes para as mesmas características para as mesmas posições. Um vem do pai e outro da mãe. Cromossomos iguais entre si, que formam um par, vindo um do espermatozoide e outro do ovulo.
Cruzamentos: a partir destes os geneticistas podem prever a transmissão de genes (quadro).
DNA: molécula constituída de duas fitas de nucleotídeos enroladas sobre si, em formato semelhante a uma hélice, e ligadas por pontes de hidrogênio.
Doença congênita: são aquelas adquiridas antes do nascimento ou mesmo posterior a tal, no primeiro mês de vida, seja qual for a sua causa.
Dominância: alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigoticas e heterozigosticas. (AA)
Epigenética: todas as variáveis externas que influenciam geneticamente sem interferir no DNA.
Fenótipo: características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais, especificas do caráter analisado e pode ser modificado pelo ambiente. Pode não ser facilmente observado (ex: tipo sanguíneo, cor da