Glossario de Conceitos de Cada Termo Usado em Genetica
Genes Alelos
Genes são considerados alelos quando ocupam a mesma posição num cromossomo e determinam as características externas do ser vivo (fenótipo). Existem vários tipos de genes alelos e cada um pode determinar uma determinada característica. ALELOS: Formas alternativas de um gene. Para polimorfismos de seqüência os alelos se referem ao nucleotídeo específico (A, T, G, C) encontrado em uma determinada posição no cromossomo. Para polimorfismos de inserção-deleção, dois alelos são possíveis, o alelo maior (L) e o alelo menor (S).
Cromossomos Homólogos
Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomos iguais entre si (do grego homologos = igual, semelhante) que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designado por bivalentes. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diplóides. São cromossomos de origem paterna e materna que apresentam genes para as mesmas características.
Genes Dominantes
Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária, mesmo quando em dose simples nos genótipo, ou seja, determina seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Assim, são classificados em dominante homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV e o dominante heterozigoto (híbrido) expresso por uma letra maiúscula e uma minúscula Aa, Bb, Vv.
Genes Recessivos
Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida em que eles se tornam inativos, ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante. São representados por letras minúsculas, aa, bb e vv e diferentemente dos dominantes, expressam seu caráter somente em dose dupla, ou seja, recessivo homozigoto (puro).
Cromossomos Autossomos são cromossomas que não estão ligados ao sexo e fazem parte do patrimônio genético da