Glossario de genetica
Ácido Nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas. São, portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos. Alelos são genes localizados na mesma posição (locus) de um par de cromossomos homólogos e que condicionam um mesmo caráter.
Ex: determinam a forma da asa de uma mosca.
V: asa normal (dominante) v: asa vestigial
VV: asa normal
VV: asa normal (porque o V domina) vv: asa vestigial
Autofecundação é um processo de propagação sexuado, que se verifica naturalmente em muitas espécies vegetais, que contam com os aparelhos reprodutores masculinos e femininos na mesma planta. Também é utilizado em programas de melhoramento, com vistas a obtenção de linhagens homozigóticas, para obtenção de híbridos heteróticos, a partir de seus intercruzamentos.
Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.
A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão,vinho,vinagre,creveja e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante. Cariótipo é a representação do conjunto de cromossomas presentes numa célula de um indivíduo, ordenados em pares de homólogos. Os cromossomos do par 23 são idênticos na mulher e diferentes no homem e denominam-se cromossomas sexuais. Os outros 22 pares de cromossomas denominam-se autos somas.
Cariótipo é a constante cromossômica diploide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do corpo).
Células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução,