Glossário de genética
DBQ – Departamento de Biologia e Química
GLOSSÁRIO DE GENÉTICA II
Acadêmica: FRANCIELE JAGMIN FESTA
Componente Curricular: Genética II
Professora: Dra. Inaiara Rosa de Oliveira
IJUÍ
Junho de 2011.
APOPTOSE: ou morte celular programada, é um processo geneticamente controlado por meio do qual a célula se suicida. As células acionam o processo de apoptose quando há um dano irreversível ao DNA ou aos cromossomos, e durante o desenvolvimento normal dos pluricelulares para eliminação de células que não contribuem para organismo adulto. A apoptose envolve as seguintes etapas: a fragmentação do DNA nuclear, a deterioração de estruturas intracelulares e a formação de corpos apoptóticos.
BIOINFORMÁTICA: é uma disciplina que reúne a informação tecnológica com biologia e matemática para armazenar, compartilhar e analisar dados sobre sequências de ácidos nucléicos e proteínas. A bioinformática tem aplicações como por exemplo: identificar genes, prever a configuração tridimensional de proteínas, identificar inibidores de enzimas, organizar e relacionar informação biológica, simular células, agrupar proteínas homólogas, montar árvores filogenéticas, comparar múltiplas comunidades microbianas por construção de bibliotecas genômicas, analisar experimentos de expressão gênica entre outras inúmeras aplicações.
BIOTECNOLOGIA: é um conjunto de conhecimentos que permite a utilização de organismos vivos para criar um produto ou processo que ajude a melhorar a qualidade de vida dos humanos ou de outros organismos.
CÂNCER: é um conjunto de doenças genéticas que afetam aspectos fundamentais da função celular, como a reparação do DNA, o ciclo celular, a apoptose, a diferenciação, a migração celular e o contato célula a célula. O câncer é causado por mutações e ocorrem predominantemente em células somáticas; cerca