Globalização
A globalização não é um assunto do momento, já é um assunto que vem do passado, na realidade surgiu após a Guerra fria. O assunto torna- se mais popular e conhecido nos tempos atuais devido a revolução tecnológica que vivenciamos atualmente. No século XV um dos fatores que também permitiu o avanço dos países industrializados foi a Revolução Industrial e o fato de europeus viajarem pelos mares, na tentativa de ligar Oriente e Ocidente.
Fundamentos
No inicio dos anos 80, começaram a ser criadas novas tecnologias que uniam os avanços da ciência com a produção. Um exemplo disso são as fábricas, robôs ligados aos computadores aceleravam (e aceleram) a produção, ocorrendo assim a redução da mão-de-obra, as redes de televisão que facilitam ainda mais a realização de negócios, com as suas transmissões em tempo real o grande avanço dos transportes e das tecnologias de informação; a integração mundial da produção e do consumo; o fluxo intenso de informações em quase todo o mundo; a formação ou consolidação de blocos econômicos regionais de países; as tendências de padronização de equipamentos e de homogeneidade cultural; a grande expansão do comércio internacional; a disputa da concorrência entre empresas, entre países e entre blocos. Entre os atores principais destacam-se os Estados nacionais; as multinacionais; os organismos internacionais (a Organização das Nações Unidas, a Organização Mundial do Comércio e o Fundo Monetário Internacional, por exemplo); as ONGs e os movimentos sociais.
A globalização está fundamentada, basicamente em três itens: 1° "a globalização é uma resultante exclusiva das forças de mercado". Iriam tratar uma nova ordem econômica e que qualquer governo de bom senso deveria adotá-la.
2° "a globalização é um fenômeno universal, inclusivo e homogeneizador". Globalização é uma nova ordem mundial, dinâmica, e, os países que não aderirem a este projeto estão correndo o risco de não saírem do lugar e nem se desenvolverem como