GLOBALIZAÇÃO
A globalização é uma continuação da estrutura capitalista, apesar de sua ideologia exaltar a possibilidade de igualdade através do consumo, permanecem desigualdades. A globalização não favorece a todos. Ela nos propõe em “forma” de discurso como uma integração, uma igualdade de posições entre países e entre as classes sociais, mas essa igualdade não está presente no dia a dia.
A sociedade capitalista é organizada a partir de leis, da ideologia, das instituições, que vão se desenvolvendo na medida em que os seres humanos vão atuando sobre elas e vice versa. A globalização é colocada para nós como se fosse um processo irreversível, mas na realidade não é assim; é apenas uma nova fase de um sistema que vem se desenvolvendo há muito tempo; que rompe fronteiras, e coloca as pessoas em comunicação, mas não altera a estrutura do sistema econômico. Essa é a contradição da globalização, ela é quase como uma promessa que não se cumpre. Hoje vemos um mundo mascarado e com um avanço cada vez maior do capitalismo, que se generaliza por todo o mundo e que transforma tudo em mercadoria.
A globalização não é um processo novo, mas revela a continuidade; pois as estruturas econômicas são as mesmas. De um lado há trocas culturais ampliadas e de outro lado há permanência de